domingo, 21 de junho de 2015

Dissociação

Cena do filme "A Origem" de Christopher Nolan

Eu preciso ir embora

Não sei o que farei
Nem o caminho a seguir
Só sei que preciso ir.

Deixo algumas lembranças na esquina
E levo outras para me torturar
Você vai acordar e, ao certo, lamentar
A minha ausência repentina.

Sinto o desmoronamento
O momento se partindo
Nossa história ruindo
E o amanhecer do pensamento.

Você era a cura
Para minha decadência
Mas, também, a loucura
da minha (in)consciência.

Na dúvida da sua existência 
Preciso abraçar a coerência
Porém, devo dizer 
Antes de partir
Que a ilusão de te sentir
Foi o melhor sentimento 
Que já tive.


Por Vitor Costa

"Antes de ir embora eu preciso dizer que..." foi o tema proposto do Projeto Literário 16on16 para esse mês, ao qual, com imensa satisfação, faço parte. Confira os textos dos outros participantes:  ArianaBárbaraCamyliFernandaGhiovanaLianneLysMáiraMariNicolleThaísAlexandre

19 comentários:

  1. É possível perceber/receber os sentimentos (e mesma a loucura) do eu-lírico de um jeito muito legal...! A melhor parte: ora eu interpretei seus versos como se referindo a um personagem que, para o protagonista, de fato existiu, ora entendi tudo como fruto de uma obsessão pela ilusão proporcionada por devaneios e sonhos. Falando em sonhos: "A Origem" é um filme sensacional! Um dos melhores aos quais assisti ultimamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante a sua interpretação Lari, essa ambiguidade foi proposital mesmo, sempre gosto de tirar o leitor da zona de conforto.
      Eu também gosto do filme, embora eu acredite que o universo dos sonhos seja tão factível assim como o filme mostra, dentro da sua proposta ele é muito bem estruturado e repleto de cenas memoráveis.
      Beijos!

      Excluir
  2. O título do poema levou-me as aulas de química: dissociação das moléculas, uma tornando-se duas. Leva-me também aos filósofos antigos, dizendo que Deus, ao criar o mundo o escravizou. Já Cristo, no cristianismo, que mudou a forma de se olhar para muitas questões da vida, diz que ao criar esse mundo, Deus o libertou.
    Fico com aquela famosa frase do “Aceitar todas as coisas é um exercício, mas compreender todas as coisas é um frenesi.” Sim, porque aceitar (apesar de ser um exercício diário de humildade diante da coisas sem sentido ou explicação) é muito melhor (e dá paz) do que viver tentando compreender tudo... tentando achar resposta e explicação pra tudo.
    O filme citado em fotografia é uma imagem que vai bem a calhar com o poema, já que a película conta a vida de dois seres que acabaram unidos porque um preferiu encarar uma "viagem virtual" como realidade e o outro porque se sentiu culpado por ter "criado" este mundo.

    Em todo caso, que na vida, possamos cantar algo bastante condizente da trilha sonora da película citada: Non, Je Ne Regrette Rien
    Meu Olá
    =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre instigantes e ricas as suas interpretações Priscila. Você sempre demonstra muito conhecimento cultural e filosófico. E a relação que criou entre o filme e o texto foi brilhante.

      Muito bonita e verdadeira essa canção né

      Beijos

      Excluir
  3. Nesse mundo frio, concreto, de coisas estáveis, lineares, muito iguais, definitivas... Uma ilusão sacode a poeira dos dias iguais. Embora passageira, nem sempre reais, mas estamos sempre apostando. Não da pra racionalizar a emoção, se vive ou não. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito sapiente o seu comentário Fábio. Concordo plenamente, embora saibamos da vulnerabilidade das ilusões, estamos sempre apostando em algo mais, em sonhos que nos proporcionam esperança na vida. Isso é sentimento puro.
      Abraços!

      Excluir
  4. Ir embora, as vezes, é a melhor decisão que podemos tomar.
    Lindo texto.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. ao menos é um adeus que parece ter dado tempo de despedida. Difícil são aquelas silenciosas :(

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho te lido há algum tempo, não só aqui no blog, mas no face, e tô te reconhecendo diferente, mas ao mesmo tempo igual.
    Teus escritos estão voltando a ser sobre amor platônico, não correspondido, mal vivido, triste.
    Desculpa o egoísmo, mas quanto mais tristes, mais geniais as tuas rimas, frases, metáforas, enfim, teus textos, ficam. Você é foda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Carol!!! Sempre é um alento enorme ler seus comentários!!! Acho que você me definiu bem: "tô te reconhecendo diferente, mas ao mesmo tempo igual."

      Às vezes bate um sentimento inoportuno de um romantismo que já não me envolve como antes.

      Beijos

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Olá amg,

    Poxa, faz uns dias que não passo aqui rs curto muito ler suas palavras. A Origem ornou bem com todo o texto, ao menos da maneira que eu interpretei a necessidade da (des)construção. Ainda tento entender se de fato é um adeus à um ser físico ou um devaneio.

    Passe bem, man LOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Washington, fico feliz que tenha apreciado o texto.

      A Origem foi o filme que logo me veio à cabeça enquanto pensava na poesia rs

      Abração!

      Excluir
  9. Que delírio profundo, por favor, não diga-me que essas palavras são destinadas a alguém, pois em certos momentos senti as palavras tão jogadas ao íntimo, que pareceu mesmo um delírio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que sim e pode ser que não rsrs

      De qualquer forma, agradeço muito a sua visita ;-)

      Excluir
  10. Vitor e suas palavras profundas.

    ResponderExcluir