quinta-feira, 27 de novembro de 2014

5 Motivos para Lamentar a Morte de Philip Seymour Hoffman

Eu sei que faz mais de 9 meses que o ator Philip Seymour Hoffman foi encontrado morto, vítima de overdose, no apartamento dele, porém, na época, eu já tinha pensado em fazer um tipo de homenagem para ele, só que, como grande parte das minhas ideias, eu deixei inacabada. 
Reassistindo a alguns filmes dele, deu-me uma vontade maior de retomar essa ideia. E lá vamos nós...


5 - Magnólia (Magnolia, 1999)
Cena do filme "Magnolia" de Paul Thomas Andreson
Nesse magnífico filme de Paul Thomas Anderson, Hoffman interpreta um enfermeiro particular chamado Phil Parma. Embora não tenha muito tempo em cena, ele consegue transpassar toda a bondade e sensibilidade que o personagem exige. Algumas das cenas mais tocantes do longa são provenientes de sua comovente atuação. Em uma trama complexa, repleta de histórias cruzadas e personagens intensos, Hoffman não se ofusca e entrega uma curta performance memorável.

4 - Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto 
(Before the Devil Knows You're Dead, 2007)
Cena do filme "Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto" de Sidney Lumet
No último filme do grande diretor Sidney Lumet, Hoffman é Andrew 'Andy' Hanson, um executivo viciado em drogas, cuja carreira está se despedaçando. Ele precisa de dinheiro e não vai medir esforços para alcançar seu objetivo, mesmo que seja necessário manipular o ignorante irmão e roubar dos próprios pais. A ótima atuação de Hoffman é essencial para transformar Andy em um sujeito repulsivo, inescrupuloso e cínico. 


3 - Dúvida (Doubt, 2008)
Cena do filme "Dúvida" de John Patrick Shanley
Nesse contundente drama, Hoffman interpreta o carismático Padre Flynn que trabalha na escola St. Nicholas junto com a austera Irmã Aloysius (Meryl Streep). Motivada pela desconfiança da ingênua Irmã James (Amy Adams) de que o padre estaria dando uma atenção excessiva a um aluno negro, a Irmã Aloysius fica totalmente obstinada para desmascarar o padre e afastá-lo da escola. A sutileza da atuação de Hoffman nos permite confiar no padre, porém, ao mesmo tempo, desperta-nos a dúvida. A todo o momento a certeza sobre o caráter do personagem é questionada e a performance dele não possibilita respostas fáceis. Os vigorosos embates entre Hoffman e Streep representam o ponto alto do filme. É um grande deleite acompanhar os diálogos inflamados entre eles e a hipnótica presença em cena de Hoffman, mesmo diante de uma atriz da grandeza de Meryl Streep. 

2 - O Mestre (The Master, 2012)
Cena do filme "O Mestre" de Paul Thomas Anderson
Nesse filme, Paul Thomas Anderson realiza um profundo e exímio estudo de personagens. Mais do que flertar com a origem de religiões como a Cientologia, Anderson foca na dissecação emocional e psicológica do fundador de uma seita denominada "A Causa", Lancaster Dodd (Hoffman), e do seu mais fiel discípulo, Freddie Quell (Joaquin Phoenix). Hoffman oferece uma performance extremamente complexa, atribuindo à Dodd, uma predominante aura de tranquilidade, superioridade, controle emocional e simpatia, porém, com pontuais ataques de fúria que soam surpreendentes e impactantes (vide imagem acima), além de ser submisso a sua manipuladora esposa Peggy Dodd (Amy Adams). A atuação dele é o contraponto ideal para a performance animalesca e visceral de Joaquin Phoenix. A cena em que eles estão na cadeia em celas separadas é o perfeito exemplo dessa antítese. 


1. Capote (Capote, 2005)
Cena do filme "Capote" de Bennett Miller
O filme em si não condiz com a genialidade da interpretação de Hoffman, pois, de modo geral, é uma obra fria e distante do espectador. Porém, a riqueza de detalhes (os trejeitos, o tom de voz, o modo de andar, de se sentar...) e a imersão total de Hoffman na vida do renomado escritor Truman Capote, tornam a sua atuação uma pérola rara e uma obrigatoriedade para quem ama cinema. (Após assistir ao filme, fui pesquisar acerca do verdadeiro Truman Capote, vi algumas entrevistas dele no Youtube e tive ainda mais certeza da fidelidade e do minimalismo da performance de Hoffman. Recomendo para quem for assistir a esse filme, que também realize essa comparação).

Menções Honrosas

Embriagado de Amor 
(Punch-Drunk Love, 2002)
Cena do filme "Embriagado de Amor" de Paul Thomas Anderson
Mesmo com pouco tempo de cena, Hoffman nos presenteia com uma atuação histérica e cômica em uma comédia romântica incomum e surpreendente. O filme também vale pela raridade de ver Adam Sandler bem acima da sua habitual mediocridade. 

O Grande Lebowski
(The Big Lebowski, 1998)
Cena do filme "O Grande Lebowski" dos Irmãos Coen
Trata-se de uma das comédias mais originais e insanas já realizadas pelo cinema, com um roteiro inusitado e a criação de um personagem mítico "The Dude" (Jeff Bridges). A atuação cômica de Hoffman como o mordomo excêntrico Brandt, abrilhanta ainda mais essa cultuada obra.


Missão: Impossível 3 
(Mission: Impossible III, 2006)
Cena do filme "Missão: Impossível 3" de J. J. Abrams
Jamais o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) enfrentou uma ameaça tão real quanto aquela representada pelo negociante de armas Owen Davian (Hoffman). Consolidando-se como o melhor vilão, até agora, da cine-série "Missão: Impossível", Hoffman está formidável como um antagonista gélido, calculista e temível. 

Por Vitor Costa

4 comentários:

  1. Olá Vitor :D Poxa, faz muito tempo já, eu realmente comecei a notar o Philip (havia visto vários filmes com ele até então, mas só dei real atenção) quando o vi atuar no Missão Impossível :o Sabe, na época que o filme saiu eu estava criando um carinho por vilões, e bah! O papel do Philip foi impecável, de tirar o fôlego, depois disto eu voltei a assistir diversos filmes com ele e me apaixonei... Realmente ele fará uma falta pesada nas telas :(
    Mas o seu legado nunca desaparecerá *.*

    É isso amg, até mais.
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Washington, realmente faz um tempão já, só que eu precisava fazer algum tipo de consideração aqui, mesmo que tardia rsrs Bem lembrado rapaz, esqueci-me de Missão Impossível III, ele está muito bem no filme... Acho que vou colocar como mais uma menção honrosa rsrs
      Pois é, ele era um ator magnífico e que certamente fará uma falta incrível, mas felizmente deixou eternos e grandes atuações.

      Abraços

      Excluir
  2. se você diz que tem 5 motivos para lamentar... quem sou eu para dizer o contrário? rs
    abraço.

    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha Pode dizer o contrário sim, não sou nenhum dono da verdade.

      Abraço

      Excluir