quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Os Palhaços Suicidas

Poster do filme "Patch Adams" de Tom Shadyac


A indissociável melancolia que os consome
Não tem nome nem sobrenome
Apenas existe e persiste
Mesmo por trás dos doces risos
Das gargalhadas infantis
Da roupa vívida
E da face colorida.

É triste quando alguém, da vida, desiste
Pior ainda é saber que pessoas, cuja alegria nos contagia
Entusiastas do amor e do humor
Sem avisos, matam seus sorrisos
E deixam sua plateia atordoada e
Carente

O que será de nós?
Se nossos palhaços estão doentes e sós
Se a risada de uma criança não é o suficiente
O que será da gente?


Por Vitor Costa


24 comentários:

  1. Estou chocada com a profundidade do teu poema, Vitor.
    Eu vejo tantas pessoas lutando por uma vida melhor e, em contrapartida, pessoas que teriam tudo para serem felizes, desistindo por coisas tão menos importantes. Creio que o que falta em nós, seres humanos, é a sensibilidade de conseguir ver em sorrisos, em olhares, abraços e outros pequenos gestos a vida, o motivo para viver.
    Quando vi a foto fiquei um pouco entristecida, e realmente: desistir da vida é lamentável.
    Parabéns pela poesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, relendo esse poema antes de publicá-lo e observando a imagem, bateu-me uma profunda tristeza, um desalento, uma vontade de chorar, acho que eu ainda tava mexido com o que tinha ocorrido. Pensei em nem pôr no blog, tamanho o desânimo que senti. Mas, resolvi colocá-lo, e ler um comentário tão sincero quanto o seu, fez isso valer a pena, muito obrigado.
      Beijos.

      Excluir
  2. Uhm, tu pegou numa parte delicada ai cara, e o pior é que combina totalmente com os fatos, aquela velha história do palhaço triste, que quem transmite a alegria à luz do sol, se corrói de sentimentos ruins à penumbra.

    Isso aí.
    xoxoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Washington, é um tema realmente muito delicado mesmo, mas eu me senti na necessidade de escrever sobre isso, devido aos recentes acontecimentos, não só envolvendo o ator Robin Williams, como também o humorista Fusto Fanti do "Hermes e Renato". A gente fica atônito e sem reações imediatas.

      É uma sórdida ironia, como você brilhantemente disse no seu comentário, que esses artistas, sempre associados ao humor, sejam mais depressivos do que muitas outras pessoas que vivem de mau humor e reclamando da vida.

      Valeu pela visita, grande abraço.

      Excluir
  3. Querido Vitor, que poema!!
    Como você, também fico a me questionar: '' É triste quando alguém, da vida, desiste. Pior ainda é saber que pessoas, cuja alegria nos contagia. Entusiastas do amor e do humor. Sem avisos, matam seus sorrisos.''
    O mundo está a cada dia tão estranho, sinto medo desse futuro tão incerto.
    O que nos resta é pedir força à Deus para aguentar as dores, levantar e seguir acreditando em dias melhores.

    Ps. Ah, sou sua fã cara. Você escreve super-mega bem!

    Um beijo
    http://cecisouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas palavras e pelo carinho querida Ciça.

      Pois é menina, de algum lugar precisamos tirar forças e sermos mais otimistas, e, para quem acredita em Deus, Ele é fundamental para isso, precisamos ter fé diante desse mundo cada vez mais imprevisível e estranho como você disse.

      PS: Muito obrigado Ciça, também adoro sua escrita.

      Beijos

      Excluir
  4. Um poema muito profundo com um tom melancólico que traz intensa reflexão. É curioso como por trás de tantos risos escondam-se tantas tristezas. Fiquei muito triste com a morte de Robin Willians, um dos atores que mais admirava. Um anto versátil que fez tantos filmes alegres, outros tão reflexivos. Muito se aprendia com seus personagens. Gênio Indomável, a Sociedade dos Poetas Mortos, Patch Adams, O amor além da vida... dentro tantos outros.
    É difícil de imaginar que um ator que nos ensinou tanto pudesse desistir. Fica parecendo que foi em vão tantos personagens que sabiam nos colocar um sorriso no rosto, e uma paz sem igual.

    Belo poema.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Alexandre, quando eu soube da notícia fiquei estupefato, sem saber o que pensar. Eu também era um grande fã dele e dos seus personagens, principalmente daqueles inspiradores e cômicos, como você bem exemplificou.

      Muito obrigado pelo elogio.

      Um grande abraço e tenha uma boa semana.

      Excluir
  5. Os atores, cantores, artistas em geral, compõe ideal de seres humano propagada pela mídia no inconsciente coletivo, são os espelhos, a perfeição, semideuses. Tão íntimos ao invadir nos lares pela tela/janela da TV, que nos afeiçoamos. Eles comem, pagam contas, tem vícios, adoecem como qualquer mortal, pessoa palpável, se irritam, são injustos com os demais, afinal... Têm suas alegrias, frustações e anseios como qualquer um de nós. Pena, também estou triste, Victor.

    https://www.youtube.com/watch?v=QxiHWApizAQ


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fábio, ontem eu vi uma reportagem sobre isso, que afirmava que, estatisticamente, os artistas, em especial os comediantes, têm maior tendência de desenvolverem depressão do que o resto das pessoas. São seres humanos, vulneráveis, irresolutos, com seus anseios e medos...talvez maiores do que os nossos.

      Excluir
  6. Cara, eu fiquei muito chocada com a morte de Robin Williams. Não pela morte em si, todo mundo morre, e o nosso consolo é que isso acontece com poderosos e ricos também. Então o que me chocou não foi a morte. Foi o suicídio. Quando eu soube a causa morte, fiquei quase 24 horas pensando nisso. Sinistro demais.
    Nem era grande fã de Robin Williams, mas a coragem que alguém precisa reunir para tirar a própria vida me deixa feliz e muito triste ao mesmo tempo.
    Enfim. Realmente não sei, é complicado.
    Adorei o texto. Pra variar. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Eu também tive essa reação Mari, aí a mídia começa a querer encontrar motivos para o inexplicável, afirmando que ele tinha dívidas intermináveis, que foi diagnosticado com Parkinson, etc..., não que essas notícias sejam falsas, mas é tudo para tratar o suícidio dele como se fosse um evento previsível, culpa dessa mania tola do ser humano de querer justificar tudo o que acontece. Essas tragédias simplesmente ocorrem e isso é o mais assustador.
      Uma vez um amigo me disse que "ao contrário do que pensam, os suicidas são as pessoas mais corajosas que existem, eles têm coragem de descobrir o que há depois da morte voluntariamente, mesmo que não haja nada." Eu não concordei com ele na época, mas é tudo questão de ponto de vista. Acho que sei o que você quis dizer com "me deixa feliz e muito triste ao mesmo tempo."
      Fico feliz que tenha adorado o texto Mari!! O seu estilo de escrita me atraí muito.
      Beijos

      Excluir
    3. Obrigada pelo elogio Vitor!
      E em resposta ao que você falou, realmente, esse é o problema das pessoas. Quando acontece uma grande tragédia, como um suicídio, aparece um monte de gente dizendo que algo estava, de fato, estranho. Mas isso não passa de uma grande hipocrisia, um tipo de auto-ilusão de que talvez fosse possível impedir. Isso acontece com assassinatos também. Sempre que um criminoso é preso, brota até gente de baixo da terra dizendo que o cara era frio, distante, estranho... Ah, vai. Parem.
      E só pra fechar, preciso dizer que concordo com o seu amigo. Manda ele fazer um blog! rs

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Verdade Mari, as pessoas têm um profundo temor do desconhecido. Nem sempre psicopatas têm motivos, dão sinais estranhos, às vezes, antes de se tornarem psicopatas, são tão "normais" quanto nós, isso realmente me dá medo.

      Então, na época eu discordei dele, mas, atualmente eu ando me questionando, talvez ele tenha razão, é preciso uma coragem de outro mundo para se suicidar.

      Na verdade ele tinha um blog com mais três pessoas, mas pararam de escrever. Diz ele que uma das meninas que escrevia com ele, copiava descaradamente cada palavra dos textos dela de outro blog, aí ele desanimou de escrever lá, foi uma pena, pois, sendo imparcial, eu acho que ele escreve bem pra caralho haha

      Aqui está um link do texto que ele escreveu sobre esses assuntos, dá uma olhada ;-)

      http://epigramasete.blogspot.com.br/2011/05/o-que-se-tornou-perfeito-inteiramente.html

      Beijos Mari

      Excluir
  7. E a gente meio que sabe... que quem faz a gente sorrir, guarda a dor no bolso. Abraço efetuoso!

    dentrodabolh.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bela frase!! concordo plenamente com ela!!

      Obrigado pelo comentário.

      Abraços

      Excluir
  8. Boa noite Vitor.. um belo título para o que estamos vendo nos dias de hj.. estão matando os sorrisos.. estamos nos matando aos poucos se não despertarmos... gostei das tuas rimas.. a poesia com elas se veste de magia não é..
    não sei se gostas de métricas.. falaste num comentário.. caso queira tenho arquivo que explica sobre elas.. é bem legal.. abraços e até sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Samuel, a poesia deixa tudo mais belo e mágico, até as tragédias. :-(

      Gosto sim, mas eu não consigo realizar poesias tão rígidas metricamente como você, eu adoraria que você me enviasse esse arquivo, quem sabe eu arrisco algumas rs

      Grande Abraço

      Excluir
  9. "A noite anoiteceu tudo... O mundo não tem remédio...
    Os suicidas tinham razão."

    — Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa citação, encaixa-se perfeitamente nesse assunto.

      Abraço André.

      Excluir
  10. Esplêndido! Poema muito bem trabalhado e carregado de sentimento.

    ResponderExcluir